Como fazer parcerias com blogs e influenciadores

O Marketing Digital ampliou e muito as possibilidades de encontrar e ser encontrado pelo público. Dentre todas as opções que ele oferece, existe uma vertente que está sendo cada vez mais explorada: o Marketing de Influência. É sempre importante lembrar que blogueiros são influenciadores e exercem um papel fundamental nesse tipo de estratégia.

Oferecer conteúdos que atraiam, informem e encantem o público é um caminho para a transformar visitante em clientes. Os blogs e influenciadores têm um papel fundamental nessa tarefa. Eles são parte de uma cultura colaborativa na qual o processo de criação é realizado entre marca e blogueiro.

O boom dos blogs aconteceu há quase uma década. Com o passar do tempo, o que era uma forma despretensiosa de publicar conteúdos virou uma rede capaz de formar opinião, entreter e vender. Firmar parceria entre a sua marca e os blogs da área de interesse do seu público alvo é uma estratégia que traz muitas vantagens ao seu negócio.

Quais são as vantagens de fazer parcerias com blogs?

Apresenta a sua empresa ao público certo

Na blogosfera, existe espaço para todos os temas. São milhões de blogs ativos, gerando conteúdo sobre todos os assuntos que você pode imaginar. Tamanha pluralidade é capaz de alcançar e entregar conteúdo relevante a todos os públicos, inclusive o seu!

Ajuda a melhorar a posição no ranking de buscas do Google

Quando um blog com uma boa autoridade menciona o seu site por meio de um link, o Google entende que ele é uma boa referência. A recompensa chega em forma de autoridade também. Ou seja: quanto mais links de qualidade apontarem para o seu site, melhor será sua posição nos resultados de busca.

Investimento com ganhos a longo prazo

Ao contrário de ações pontuais, como campanhas no AdWords, o investimento na parceria com blogs rende frutos por muito tempo. Uma vez que você ganha um bom link, ele não vai parar de gerar visitas e autoridade para o seu site.

E como são realizadas as parcerias com blogs?

Existem diversas formas de estabelecer parcerias entre marcas e blogs. Listamos abaixo 3 tipos de parceria que rendem bons resultados, como aumento na taxa de visitantes do seu site e, consequentemente, ampliação das oportunidades de conversão:

Guest post

Ninguém melhor que você para falar sobre os assuntos relacionados ao seu nicho de atuação. Os Guest Posts são uma oportunidade incrível para que o seu negócio seja visto como autoridade no assunto. Nesse tipo de parceria, o conteúdo é assinado pela sua empresa ou um porta-voz dela.

O segredo para acertar nesse tipo de parceria é investir em conteúdos de qualidade, que fujam do tom publicitário e que contenham links bem construídos direcionando para o seu site. Dessa forma, sua empresa se firma como fonte de informação, o blog ganha uma valorosa contribuição e seu site decola em autoridade.

Resenha

Posts no estilo resenha são uma forma de apresentar o seu produto ou serviço, mostrando como ele funciona. É um formato muito popular não só em blogs, mas também em canais do Youtube. Geralmente, esses conteúdos aparecem como resposta em buscas como “o produto x é bom?”.

Funciona assim: o influenciador recebe o produto, usa, documenta e posta, contando quais foram as suas impressões. Essa ação pode acontecer por meio de permuta, trocando o post pelo item que você deseja que seja avaliado. A principal vantagem é credibilidade que a resenha transmite, já que os blogueiros têm liberdade para avaliar o item recebido.

Conteúdo patrocinado

Também conhecido como publipost, esse tipo de parceria é uma excelente solução quando o objetivo é obter um link vindo de um conteúdo personalizado, que diz tudo aquilo que seu público precisa saber.

Com ele, é possível atingir todos os níveis do funil de vendas apenas escolhendo o blog certo e moldando o conteúdo. Essa liberdade para determinar o formato do texto é possível porque o autor do blog cede o espaço para a publicação, geralmente informando no final do post que se trata de um conteúdo patrocinado.

Como fazer parceria com blogs

Para que uma parceria tenha os resultados que você espera, é preciso investir tempo na escolha de blogs que estejam alinhados à sua estratégia.

O primeiro passo é identificar qual é o seu público alvo. A partir dessa informação, é possível entender quais são os seus interesses e quais são os blogs que abordam esses assuntos. Essa triagem também pode ser feita descobrindo onde o seu concorrente tem conseguido publicações.

Depois de descobrir quais são os blogs onde seu conteúdo se encaixa, é hora de avaliar as métricas de cada um deles, para garantir a eficiência da parceria. Essa análise leva diferentes critérios em consideração, dependendo de qual é o objetivo almejado.

Blogs para link building

Se a sua meta é obter backlinks para o seu site, os blogs que vão trazer o retorno esperado devem ter a autoridade de domínio significativa dentro do seu nicho. O Domain Authority é um indicativo da quantidade de links de boa procedência um determinado site recebeu e de quanto tempo ele está ativo. Para descobrir se a autoridade de um site é boa, a principal ferramenta utilizada é o Moz.

Blogs para Branding

Se a sua prioridade é tornar a sua marca mais conhecida pelo público, sem necessariamente ter o foco em alcançar as primeiras posições nos resultados de busca do Google, a melhor tática é escolher blogs com grande fluxo de acessos e redes sociais com um número relevante de seguidores. Uma boa alternativa também é investir em publicações em sites de notícias, de forma semelhante ao trabalho de uma assessoria de imprensa: enviando press releases sobre temas com potencial jornalístico relacionados ao nicho de atuação da sua empresa.

O poder dos microinfluenciadores

O sucesso dos Blogs e a frequente interação das empresas com os digital influencers fez com que muitos deles se tornassem verdadeiras celebridades. Notoriedade é importante, mas não é só a fama que garante a qualidade de um blog. Conteúdos interessantes e bem escritos continuam sendo o principal fator para um blog ser considerado bom, tanto pelos leitores, quanto pelo Google. Nesse cenário, os microinfluenciadores têm seu espaço garantido.

Vantagens de fazer parceria com blogs pequenos

Para uma parceria ser a mais vantajosa possível, não é preciso apostar todo o seu orçamento no blog mais famoso do momento. Blogs pequenos, que ainda não alcançaram uma visibilidade expressiva dentro e fora da internet, podem trazer benefícios imensos ao seu site:
Métricas: Blogs desconhecidos podem esconder ótimos índices de autoridade de domínio, por exemplo. Nenhuma possibilidade deve ser descartada antes de ser analisada a fundo.

Diversidade: com o mesmo investimento em um blog de grande porte, você consegue links de vários domínios diferentes. Excelente para SEO e para o seu orçamento.

Exclusividade: descubra novos blogs e ganhe links que seus concorrentes não possuem.

Mariana Monteiro é jornalista e produz conteúdo otimizado para a web desde 2013.