6 Destinos Históricos que Vão te Surpreender no Brasil

Imagem da Igreja Matriz de Santo Antônio no Recife
Higor Prudencio
Higor Prudencio
Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter

6 Destinos Históricos que Vão te Surpreender no Brasil

Não faltam destinos históricos no Brasil , para quem ama viajar são diversos estados com cidades históricas e encantadoras. Cada qual com suas particularidades e atrativos especiais. Pelos quatro cantos do nosso país é possível nos depararmos com belas paisagens e muitas delas marcadas por determinado período histórico.

Sendo assim, selecionamos para você algumas dessas cidades que valem muito a pena conhecer. Tradicionais e marcadas por fatos que fazem parte da história brasileira, certamente vão enriquecer suas viagens com cultura e muita beleza. Confira!

1. Cidade histórica de Petrópolis

Imagem Museu Imperial de Pretrópolis
Foto: Edivaldo Macedo

A cidade histórica Petrópolis está situada no estado do Rio de Janeiro e é considerada a maior cidade serrana. Seu nome foi dado em homenagem ao imperador Dom Pedro II, que a fundou no de 1843 e a utilizava como residência de verão. O local foi palco de importantes acontecimentos históricos no Brasil. Mesmo com o fim do império e com o passar de muitos anos, ela se mantém com sua arquitetura característica.

A cidade é repleta de pontos turísticos, tendo como um dos seus expoentes o Museu Imperial, que guarda grande parte das preciosidades que fizeram parte do período monárquico. Podemos citar também outros pontos de visitação, como o Palácio de Cristal, o Hotel Quitandinha e a casa de Santos Dumont. A cidade conta com um clima ameno e conta ainda com boas pousadas e uma excelente gastronomia!

2. Olinda – Pernambuco

Imagem Panorâmica da Igreja do Carmpo em Olinda
Foto: Guilherme Jofili

Olinda é uma das mais belas cidades do Nodeste, fundada em 1535, foi constituída pernambucana, até 1827. Sendo uma das cidades mais antigas do Brasil foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1982, visto que possui um centro Histórico com a arquitetura que retrata a época do período colonial. 

Ao transitar por suas ruas é possível se deparar com edifícios antigos (abertos à visitação) Uma atração que não pode deixar de visitar em Olinda é a Igreja do Carmo — considerada a igreja carmelita mais antiga do Brasil.  O carnaval da cidade é um dos eventos mais importantes em seu calendário, foliões animados podem ser vistos dançando frevo aos milhares.

3. Tiradentes – Minas Gerais

Foto: Blog Docediferencatiradentes

Tiradentes é uma das cidades históricas mais famosas de Minas Gerais. Berço da Inconfidência Mineira, que teve como figura principal José da Silva Xavier.É marcada pela preservação da arte barroca tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Pode-se encontrar também nesta cidade mineira ateliês de arte e eventos como o Festival de Cultura e Gastronomia, que recebe chefes de várias partes do mundo.

Além disso, a cidade é reconhecida por abrigar as obras de traços fortes do escultor Aleijadinho, principalmente na Matriz de Santo Antônio, a segunda igreja em ouro do país. Outro ponto forte da região são as charretes que marcam presença levando os visitantes para os variados pontos turísticos do local.

4. São José das Missões – Rio Grande do Sul

Imagem das Ruínas da Igreja de São José das Missões
Foto: Goldemberg Fonseca

Até o final do século 19, os colonizadores portugueses não demonstravam interesse pelos pampas gaúchos, diferentemente das outras regiões do Brasil, daí a dificuldade de encontrar registros históricos nessas regiões do país.

Banner clicável com capa de Ebook de destinos históricos para viajar no Brasil e botão baixar agora

No entanto a missão dos jesuítas, responsáveis pela evangelização dos indígenas, encontra-se preservada nesta cidade. A sua maior atração são as ruínas do sítio arqueológico —  tombadas como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

Continue a leitura que ao final deste post separamos um lugar incrível, preservado no tempo para os amantes da história do Brasil. Baixe nosso Ebook com estes e mais 50 destinos históricos/culturais extraordinários que você precisa conhecer.

5. São Luís – Maranhão

A principal marca atribuída à colonização de São Luís, inicialmente pelos franceses e depois pelos portugueses e holandeses, encontra-se preservada em seu Centro Histórico. Nesse local podem ser apreciadas diversas construções que remetem a esse período.

A história conta que no século 17, navegadores se estabeleceram no local e a batizaram com o nome do Rei Luís 13, período que se destacou pela plantação e exportação de cana-de-açúcar, cacau e tabaco.

6. Porto Seguro – Bahia

Imagem do Marco do Descobrimento Bahia
Foto: Quitanda do Sol

Fundada em 1534, foi o primeiro local a ser avistado pelo descobridor Pedro Alvares Cabral. Suas ruas ainda preservam muitas referências ao descobrimento, que incluem as ruínas da primeira igreja e da primeira escola nesse local.

A dica ao visitar a cidade é começar o passeio pelo Marco do Descobrimento — que marca a chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil — localizado na Praça Pero Campos de Tourinho, na Cidade Alta, onde, inclusive, é possível apreciar a bela vista do mar.

Outro belo ponto turístico do local é a Igreja de Nossa Senhora da Pena, que foi construída em 1535 e é onde são guardadas importantes imagens históricas.

Increva-se para receber roteiros históricos de viagens do brasil e do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.